×

SUPORTE PERSONALIZADO

1 55 19 99264 7954
            55 19 3299 5349
2 [email protected]
          [email protected]
3Caso ainda tenha dúvidas veja
           na página TUTORIAL

Caso tenha problemas e nos procure fora dos horários informados envie um e-mail para [email protected] Obrigado!

ATENDIMENTO

Seg - Sex 09.00 - 21.00
Sábados 14.00 - 21.00

Siga-nos no Facebook

ETS2 Rotas Brasil

TEM ALGUMA DÚVIDA? (19) 99264-7954    
  • Bem Vindo(a) {first_name}!
  • SUPORTE
  • Carrinho
    No products in cart.
  • INÍCIAL
  • SOBRE
  • UPDATES
  • TUTORIAL
  • CONTATO
  • ÁREA DO CLIENTE
  • MOD’S EXCLUSIVOS
 22 de janeiro de 2021

Saiba sobre a Washington Luís e nossa Rota

Saiba sobre a Washington Luís e nossa Rota

Por Marciano / sexta-feira, 28 outubro 2016 / Published in Rota Washington Luis

Pelos anos de 1926, o presidente da República, Washington Luís, declarava à Nação que “Governar é construir estradas”, num país em que, em 1927, tinha 93.682 automóveis e 38.075 caminhões. O Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro somavam 13.252 automóveis e 5.452 caminhões. A estrada Rio-Petrópolis constituiu-se numa das prioridades, notadamente pelo fato de a imprensa fazer pesadas críticas pelo abandono do caminho à Cidade Imperial. Não era para menos: as enxurradas de dois verões levaram a areia e o saibro de macadame da serra, enquanto a Tabatinga da Baixada abria-se em sulcos intransitáveis. Um dos jornais comentava o retrocesso, naquela época em que as baratas, cupês e cabriolés voltavam a subir, a bordo dos vagões da Leopoldina.

 

A picareta, a pá, a enxada e as carrocinhas de burros eram os instrumentos de trabalho, numa fase de surto de malária na Baixada, sem esquecer o frio da serra de Petrópolis. Os operários ocupavam improvisados alojamentos no alto da montanha. Com oito metros de largura de plataforma, a Rio-Petrópolis era inaugurada pelo presidente Washington Luís, em 25 de agosto de 1928, ao lado de seis ministros e de autoridades regionais. No dia seguinte, domingo, nada menos do que 1.783 carros passavam pela estrada, levando um cronista social a compará-la a uma Avenida Central, devido às enormes filas, vagarosas. Dois dias depois, numerosos caminhões assustavam os usuários, temerosos dos perigos das alturas. Três anos adiante, os 22 km da serra começavam a receber revestimentos de concreto. Três viadutos venceram as profundas grotas existentes, pela ousadia com que conduziram o concreto desfiladeiro abaixo.

 

A antiga Rio-Petrópolis foi considerada, por muito tempo, a melhor rodovia da América do Sul. Na década de 1950s foi construída a Estrada do Contorno de Petrópolis, ligando Itaipava a Xerém, que passou a ser usada como pista de descida da serra. Atualmente, a antiga Washington Luiz serve como pista de subida da BR-040 até a entrada de Petrópolis (Quitandinha), onde se inicia a Rio-Juiz de Fora, e antes se entronca com a Rodovia Rio-Teresópolis (BR-493 e BR-116).

 

A Estrada de Rodagem União e Indústria, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de junho de 1861 por Dom Pedro II. Em 1940 as rodovias pavimentadas dispunham de apenas 423 km entre rodovias federais e estaduais. Em 1950 a malha rodovia?ria brasileira já contava com 968 km. Nas décadas seguintes ocorreu um grande crescimento das rodovias, que resultou em constante expansão. A partir da década de 30 a malha rodoviária recebeu grandes investimentos que viabilizaram um rápido desenvolvimento, momento em que o foco começou a ser o desenvolvimento das regiões do interior do País.

 

Seguindo esses importantes fatos históricos, o projeto ETS2 Rotas Brasil terá em seu lançamento essas duas rotas, tendo como ponto de partida a cidade de Mirassol/SP até a cidade de Petrópolis/RJ, ricas em detalhes transformando sua viagem em uma experiência única. A ideia é vislumbrar o jogador, com as paisagens e desafios das estradas brasileiras.

 

Acompanhe por este canal os progressos dessa rota até o seu lançamento! Fique ligado!

About Marciano

Continue Lendo...

ATUALIZAÇÕES FREQUENTES
Galeria – Rota Rod. Washington Luis
Rota, curto ou extenso?

You must be logged in to post a comment.

Search

MAIS RECENTES

  • Os Clássicos no Rotas Brasil

    O Gigante da Mercedes-Benz Você já deve ter ouv...
  • Melhore seu Desempenho no Rotas Brasil

    Olá Caminhoneiros e Busólogos 🙂 Abaixo um peque...
  • MOD PASSAGEIROS

      Com esse mod você terá as Rodoviárias e ...
  • Nosso site está seguro?

    Evitar Vazamentos de dados Proteção de Site tem...
  • ESCALA ROTAS BRASIL

    Com esse Mod você terá seu jogo em escala real,...

Compre Já

  • MB 1113 - 1518 R$27,90
  • Scania 113H R$24,90
  • Caçamba Noma R$16,90
  • Pacote Especial R$37,70
  • Scania s111 R$24,90

GET A FREE QUOTE

Please fill this for and we'll get back to you as soon as possible!

ATENDIMENTO

  • Carreira
  • Fale com a gente
  • [email protected]
  • +55 (19) 99264.7954
  • +55 (19) 3299.5349

INSTITUCIONAL

  • Aviso Legal
  • Política de Troca e Devolução
  • Termos de Uso

SIGA-NOS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

SE LIGA!

Gostaríamos de ouvir de você com qualquer feedback sobre o nosso site ou sobre os produtos oferecidos.
Participe! Fale com a gente!

ETS2 Rotas Brasil

© 2016 ETS2 Rotas Brasil. Produzido pela Sinapse Games. CNPJ: 33.267.609/0001-80 | Todos os direitos reservados.
Fabricantes, caminhões, nomes, marcas e imagens associadas destaque neste jogo em alguns casos incluem marcas comerciais e/ou materiais com direitos autorais de seus respectivos proprietários. Todos os direitos reservados. Qualquer representação ou recriação de locais do mundo real, entidades, empresas ou organizações não pretende ser nem implica qualquer patrocínio ou endosso do jogo por essa parte ou partes. "ETS2 Rotas Brasil" são marcas comerciais de marcas registradas da Agência Sinapse.

TOP