
Pelos anos de 1926, o presidente da República, Washington Luís, declarava à Nação que “Governar é construir estradas”, num país em que, em 1927, tinha 93.682 automóveis e 38.075 caminhões. O Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro somavam 13.252 automóveis e 5.452 caminhões. A estrada Rio-Petrópolis constituiu-se numa das prioridades, notadamente pelo fato de a imprensa fazer pesadas críticas pelo abandono do caminho à Cidade Imperial. Não era para menos: as enxurradas de dois verões levaram a areia e o saibro de macadame da serra, enquanto a Tabatinga da Baixada abria-se em sulcos intransitáveis. Um dos jornais comentava o retrocesso, naquela época em que as baratas, cupês e cabriolés voltavam a subir, a bordo dos vagões da Leopoldina.
A picareta, a pá, a enxada e as carrocinhas de burros eram os instrumentos de trabalho, numa fase de surto de malária na Baixada, sem esquecer o frio da serra de Petrópolis. Os operários ocupavam improvisados alojamentos no alto da montanha. Com oito metros de largura de plataforma, a Rio-Petrópolis era inaugurada pelo presidente Washington Luís, em 25 de agosto de 1928, ao lado de seis ministros e de autoridades regionais. No dia seguinte, domingo, nada menos do que 1.783 carros passavam pela estrada, levando um cronista social a compará-la a uma Avenida Central, devido às enormes filas, vagarosas. Dois dias depois, numerosos caminhões assustavam os usuários, temerosos dos perigos das alturas. Três anos adiante, os 22 km da serra começavam a receber revestimentos de concreto. Três viadutos venceram as profundas grotas existentes, pela ousadia com que conduziram o concreto desfiladeiro abaixo.
A antiga Rio-Petrópolis foi considerada, por muito tempo, a melhor rodovia da América do Sul. Na década de 1950s foi construída a Estrada do Contorno de Petrópolis, ligando Itaipava a Xerém, que passou a ser usada como pista de descida da serra. Atualmente, a antiga Washington Luiz serve como pista de subida da BR-040 até a entrada de Petrópolis (Quitandinha), onde se inicia a Rio-Juiz de Fora, e antes se entronca com a Rodovia Rio-Teresópolis (BR-493 e BR-116).
A Estrada de Rodagem União e Indústria, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de junho de 1861 por Dom Pedro II. Em 1940 as rodovias pavimentadas dispunham de apenas 423 km entre rodovias federais e estaduais. Em 1950 a malha rodovia?ria brasileira já contava com 968 km. Nas décadas seguintes ocorreu um grande crescimento das rodovias, que resultou em constante expansão. A partir da década de 30 a malha rodoviária recebeu grandes investimentos que viabilizaram um rápido desenvolvimento, momento em que o foco começou a ser o desenvolvimento das regiões do interior do País.
Seguindo esses importantes fatos históricos, o projeto ETS2 Rotas Brasil terá em seu lançamento essas duas rotas, tendo como ponto de partida a cidade de Mirassol/SP até a cidade de Petrópolis/RJ, ricas em detalhes transformando sua viagem em uma experiência única. A ideia é vislumbrar o jogador, com as paisagens e desafios das estradas brasileiras.
Acompanhe por este canal os progressos dessa rota até o seu lançamento! Fique ligado!
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